Nem sempre é fácil manter uma rotina de limpeza e higienização em casa, pois exige tempo, esforço e disciplina. Quando se trata do sofá então, essa tarefa pode ser um pouco mais complicada, mas será que vale a pena utilizar misturinha para limpar sofá?
Essa é uma dúvida muito comum entre as pessoas, mas a resposta correta para essa questão é: depende. O ideal é que esse serviço seja realizado periodicamente, por uma empresa especializada, para que as sujeiras e os micro-organismos que se acumulam no sofá sejam removidos corretamente, trazendo maior conforto e segurança à família.
Mas em alguns casos e situações específicas pode ser útil saber como resolver o problema até a próxima visita da equipe especializada. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto.
Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar misturinhas caseiras?
Apesar de ser muito comum, não é recomendado utilizar certas misturinhas caseiras para limpeza de sofá, colchões e outros estofados, pois podem ocasionar danos severos ao estofado, a depender da composição da mistura e da quantidade utilizada, como:
- Danos às cerdas;
- Mudança da cor do tecido;
- Manchas irreparáveis; e
- Agravamento do mau cheiro.
O recomendado é utilizar somente produtos específicos com a ajuda de um pano úmido entre as higienizações da empresa especializada para evitar causar quaisquer transtornos aos tecidos e à vida útil dos sofás e demais estofados.
Produtos e objetos indicados (ou não) para fazer higienização de sofá sozinho(a)
Antes de mais nada, verifique a etiqueta do seu sofá e observe quais são os produtos que podem ou não ser utilizados em seu tecido, lembre-se de que cada estofado possui a sua própria especificidade.
O que pode ser utilizado na limpeza do seu sofá?
Água: deve ser usada com moderação, pois o excesso de água pode causar infiltração nas fibras de tecido, o que dificulta a secagem e facilita a proliferação de fungos entre as camadas.
Bicarbonato de sódio: pode ser utilizado de forma emergencial para retirar manchas, diluído em água ou aplicado diretamente na superfície do sofá, mas não funciona para todos os tipos de tecido.
Vinagre: pode ser utilizado, se diluído em água. Usar com cautela, pois não funciona para todos os tipos de tecido.
Álcool: é muito útil para a realização de limpezas emergenciais, deve ser aplicado com um pano umedecido.
Sabão/detergente neutro: pode ser utilizado diluído em água e aplicado com um pano umedecido para retirar a sujeira e impurezas das camadas superficiais do tecido.
Amaciante: deve ser usado na finalização da limpeza, além de dar uma amaciada no tecido e melhorar a aparência dele, deixa o cheiro muito agradável. Certifique-se de que a área está completamente limpa!
Escova com cerdas macias: é recomendada a utilização de escovas com cerdas macias. Observar a direção do tecido e pentear cuidadosamente.
Pano umedecido: deve ser utilizado em todas as aplicações de produtos. Evite colocar produtos caseiros diretamente na superfície do estofado.
Pano seco: deve ser utilizado para ajudar na secagem dos tecidos e remoção de produtos.
CIF limpeza de tecidos a seco: é um produto específico para limpeza de tecidos, elimina odores e protege as fibras dos tecidos.
Aspirador de pó: deve ser utilizado para retirar as impurezas da superfície do sofá, de acordo com a rotina de limpeza da casa.
O que não deve ser utilizado na limpeza do seu sofá?
Água sanitária/Alvejantes/Produto com cloro/Produtos multiuso (Veja): não são indicados para limpeza de estofados, por serem produtos abrasivos podem causar manchas irreparáveis.
Sabão em pó: não é recomendado utilizar esse produto, pois ele deixa manchas e dificulta o processo de enxágue.
Secador de cabelo: não é recomendado o uso de secador de cabelo com a finalidade de secar estofados, pois o calor pode danificar as cerdas do tecido.
Escova de cabelo: não é recomendada a utilização de cerdas duras para pentear o tecido, pois pode prejudicar o aspecto visual do sofá;
Cuidados ao fazer a higienização do estofado sozinho(a)
Na hipótese de utilizar as misturinhas em situações emergenciais, dê preferência ao álcool e ao pano umedecido. Em relação a outras combinações de produtos caseiros, fique atento à quantidade utilizada e à forma de aplicação.
Antes de qualquer coisa, faça um teste em uma pequena área a fim de identificar qualquer problema com antecedência. Se a situação for crítica, a melhor decisão é chamar uma equipe especializada para solucionar o problema.
A depender da quantidade de pessoas e do tempo de uso do sofá, pode ser indicado reduzir o intervalo entre as visitas da empresa especializada para que ele se mantenha limpo e seguro por mais tempo, diminuindo a necessidade de aplicação de misturinhas caseiras para limpeza. Consulte um especialista e entenda as especificidades do seu sofá.
Recomendações da MV Limpeza
- Agende visitas periódicas com uma empresa especializada para realizar a higienização e limpeza dos sofás da sua casa.
- Utilize produtos específicos para realizar esse tipo de higienização. Assim, você aumentará o aspecto estético e a vida útil do seu estofado.
- Se for utilizar misturinha para limpar sofá ou outros estofados, seja cauteloso e faça um teste antes de aplicar no estofado inteiro!
- Passe o aspirador de pó comum para retirar as impurezas da superfície do tecido, no mínimo, uma vez por mês.
- Mantenha a rotina de higienização e limpeza dos seus sofás em dia, assim você garantirá o bem-estar e a segurança da sua família. Não deixe para depois!
- Alugue equipamentos específicos para ajudar na higienização e limpeza dos seus estofados em casa feita por você.
- Após a limpeza e higienização do sofá, aguarde 24 horas para voltar a utilizá-lo. O tecido precisa secar muito bem!
A MV Limpeza é uma empresa especializada em higienização e limpeza de estofados em Brasília. Estamos há 15 anos no mercado, entregando limpeza, saúde, bem-estar, conforto, satisfação e confiança ao nosso cliente.
Referências: Businessconnection; Cleanipedia; Vivadecora